Pilha de cadernos

Automatize processos de subscrição, melhore a satisfação do cliente

Updated: Apr 13

O aumento do número de seguradoras que estão buscando novas tecnologias para atualizarem seus processos não para de subir. Se o fator concorrência não for o suficiente para você entender este como o momento ideal para investir em novas soluções digitais, temos muito mais informações que podem te direcionar, ajudar a visualizar o quadro geral e indicar ações mais coerentes e relevantes para o momento da sua empresa.


A experiência do seu cliente precisa de atenção.

É de praxe ver empresas que prestam seus serviços sem preocupação, apenas visando o lucro e torcendo para o cliente fazer um comentário positivo. Nós temos essa tendência de só se movimentar quando vemos um incêndio, só que, na maioria dos casos, a faísca já foi acesa há muito tempo e os sinais dos problemas estão nítidos, só precisamos desobstruir a visão, analisar e encontrar a solução.

Se a sua empresa já está presente há anos no mercado, há grande chance da fonte do problema serem os processos desconectados e que nunca foram otimizados desde a sua criação. Está mais do que na hora de romper as regras de subscrições tradicionais, substituindo por processos automatizados e baseados em dados. É o momento de entrar de vez no século XXI.


Não dê dinheiro de ‘brinde’ para a concorrência.

Um fato irrefutável é que hoje o mercado tem opções - e como tem!

Com alguns cliques, seu cliente vai atrás de outras empresas do mesmo seguimento que o seu, buscando as melhores ofertas, processos menos burocráticos e melhor atendimento da empresa contratada.

Seus clientes estão sempre sondando as novidades, e você pode estar perdendo um cliente insatisfeito para um concorrente com processos automatizados e seguro conectado nesse exato momento. Sim, processos que você poderia ter investido em melhorias com soluções Low Code há anos, e ainda continua adiando.

Estima-se que apenas 15% dos clientes estão plenamente satisfeitos com a experiência digital em seguradoras, uma estatística que é muito preocupante para um mercado que ainda é muito requisitado. Entre jovens, as chances de trocar empresas de seguro tradicionais por novos modelos de negócios baseados em processos digitais é três vezes maior em comparação ao público +55 anos.


Comece a mudança pelos fluxos de trabalho de subscrição.

Com fluxos de trabalho de subscrição simplificados, os processos se tornam mais funcionais e ágeis, gerando um efeito em cadeia que tornam o produto final mais aproveitável e menos desgastante para os clientes.

Se você quer sair da bolha, essa é a hora de analisar detalhadamente os processos já usados pela seguradora e resolver gargalos com urgência.

O grande problema do método tradicional de avaliação de riscos é que os processos param para análise, ainda que todas as informações relevantes estejam ao alcance. Essa etapa de espera incessante e alta reflexão sobre o perfil do cliente deixa o fluxo lento e pouco funcional.

A solução desse impasse está na automação digital dos processos de subscrição, que utilizam a própria tecnologia para executar a etapa de triagem de envio de cotação, e contam com apoio de bots e habilidades cognitivas para realizar demandas repetitivas.

O apoio das soluções de baixo código também é fundamental para unificar dados importantes sobre as operações e centralizá-las em um canal. Além de melhorar a visualização, conquistamos a transparência dos dados, melhor gestão e precisão na hora de tomar decisões importantes.

Não é só o seu cliente que ganha. Com processos mais simples e funcionais, seus colaboradores podem executar tarefas com maior liberdade e agilidade, deixando de ser a refém da burocracia, aumentando a satisfação e melhorando as expectativas dos consumidores.

E existem muito mais possibilidades para sua empresa. Soluções low code permitem que processos sejam melhorados de ponta a ponta, aplicando conceitos e metodologias, como BPM, Design Sprint, Lean e Ágil. Saiba mais sobre essa experiência com a solução low code da Decisions.