Pilha de cadernos

Baixo Código abre caminho para a cibersegurança em aplicativos digitais

Updated: Apr 13


Por um longo período, a definição de cibersegurança se resumia a instalação de um bom antivírus, capaz de notificar atividades maliciosas e impedir problemas em softwares causados por spam, só que os tempos mudaram e a segurança digital alcançou outro nível.

É esperado que novos aplicativos já sejam integrados com sistemas de alta segurança, capazes de proteger um grande volume de dados da empresa e dos usuários. E esse esforço demanda tempo - cerca de metade do prazo de desenvolvimento dos aplicativos digitais.

Para que os prazos sejam atendidos, é comum empresas investirem pesado em mão de obra para o desenvolvimento do sistema, seguido de treinamento adequado da equipe que vai utilizá-lo. Dado a sua importância, essa não é uma etapa que podemos pular, mas é possível melhorar a experiência e reduzir muitos custos sem comprometer o resultado, tudo graças à tecnologia de baixo código.


O que você possivelmente não sabe sobre Low Code é que…

Existem muitas vantagens em usar soluções de baixo código para desenvolver aplicações digitais e que englobam todas as fases de criação dos novos sistemas. Confira algumas dessas vantagens!


Acelera a etapa de criação e implantação

Com as técnicas descomplicadas de desenvolvimento de aplicativos digitais com soluções de baixo código, é muito mais fácil eliminar o backlog, agilizar o processo de criação e realizar a implantação em dia. Dessa forma, você pode promover testes de segurança mais positivos, consistentes e fundamentados em informações sólidas, com baixa probabilidade de erros.

A solução Low Code da Decisions permite que você crie regras de negócios, melhorando fluxos internos com conceitos de BPM enquanto desenvolve sistemas mais seguros.

Durante a validação, contar apenas com as revisões internas de códigos e testes manuais pode não ser o suficiente para observar todas as inconsistências e pontos vulneráveis do novo sistema. Uma grande vantagem em desenvolver a partir de uma solução de baixo código é que ela possibilita usar tecnologias de automação em conjunto com a inteligência artificial para uma análise profunda e detalhada, capaz de validar o código de segurança.

Essa não é apenas uma vantagem financeira, mas também é uma boa estratégia para empresas que querem prestar serviços mais competitivos, entregando projetos de alta qualidade e ainda fugir dos prazos de entrega tão apertados.


Você terá acesso a feedbacks mais rápido

Uma vez que o desenvolvimento e implantação dos sistemas não só respeita os prazos, como também reduz o tempo estimado para a entrega, a operação ganha tempo para ouvir a experiência do cliente e aplicar correções sem precisar correr contra o tempo.

Como bem sabemos, essa etapa pós-entrega de produto é o que faz toda a diferença em projetos de tecnologia. Com tudo em dia, sobra tempo para tomar medidas mais proativas e cada vez menos reativas, como coletar dados sobre o novo sistema, analisar a experiência dos usuários e aproveitar informações de valor em cada feedback, aplicando as melhorias pontualmente e evitando novos acúmulos de tarefas da sua equipe.


Corrige possíveis atritos na experiência do consumidor

Os clientes estão cada vez mais conscientes sobre a importância de proteger suas informações, buscam sistemas que possibilitam não só um acesso descomplicado, mas também um bom gerenciamento de senhas e a certeza de que seus dados estão sendo mantidos em segurança.

Uma forma de trazer tal credibilidade ao cliente é incluindo sistemas de autenticação de múltiplos fatores, abrangendo também o acesso biométrico ao sistema, função que pode ser incrementada facilmente ao fluxo de trabalho de segurança.

Como alternativa, também é possível acrescentar um filtro para tentativas de phishing e atividade de hackers na plataforma, desativando qualquer ID que tenha sido violada ou roubada, aumentando o sistema de defesa.

Essa é uma forma de romper possíveis atritos na experiência do usuário, aumentando a confiança em sua empresa e tornando o processo mais tranquilo para o time de desenvolvedores.


Crie aplicativos digitais mais seguros com a solução Low Code da Decisions.

Desenvolver aplicativos em uma solução de baixo código amplia as possibilidades, permite a escalabilidade dos negócios e ainda facilita a implementação das melhores soluções em cibersegurança do mercado, gerando um ambiente funcional e de confiança aos seus usuários.

A Cads Digital aposta seguramente na solução de baixo código da Decisions, a empresa reconhecida e aprovada pelo Gartner. Veja como ela pode ajudar seus desenvolvedores a construir aplicações digitais em escala, gerenciando processos e dando um novo passo rumo à hiperautomação, de forma simples, ágil e segura.