Pilha de cadernos

BizDevOps: Desenvolvimento de Software pensando no Produto

Updated: Nov 8, 2021

O DevOps foi, sem dúvidas, o conceito mais importante dentro da indústria de software da última década. Unir esforços entre o time de desenvolvimento e a operação para aumentar a produtividade e agilidade foi um toque genial e que certamente mudou a forma como a TI é vista hoje, abrindo as portas para novas tecnologias como cloud, big data, IA, IoT, entre outras.

Com esse avanço, o consumidor final também se tornou mais exigente. Sempre estamos esperando por ferramentas melhores, mais dinâmicas e que possam abranger novos departamentos da empresa.

Os conceitos de DevOps interagem diretamente com os 3 pilares da automação inteligente de processos: pessoas, processos e tecnologia. Apesar de ser uma prática que possui grande influência nas empresas, o próprio mercado sentiu uma necessidade de dar o próximo passo, procurar novas soluções para integrar novos times e manter o sistema empresarial ágil.

Empresas estão buscando abordagens que vão além de projetos tradicionais, incluindo também o pensamento de produto. É aí que percebemos um pequeno déficit do DevOps, que ainda não incluía um departamento importante em seus processos. Chegou a hora de agregar o time de negócios.


BizDevOps - o futuro da TI!

Seguindo a nova tendência, o BizDevOps é uma abordagem que integra o time de negócios à operação e desenvolvimento de softwares, maximizando o processo de inovação, acelerando o desenvolvimento de aplicativos que atendam as demandas do usuário e capazes de entregar resultados mais rentáveis.

A inclusão do time de negócios permite o melhor aproveitamento de feedbacks comerciais de acordo com a etapa de entrega, além de poder integrar ferramentas que atendem às necessidades específicas de negócios ainda na fase de desenvolvimento, melhorando a eficiência do produto final e reduzindo o retrabalho, refinando o processo de criação do software.


Ambiente pronto para o BizDevOps

Para aplicar as abordagens do BizDevOps, as equipes devem ter acesso a um ambiente que permita a análise de demandas de negócios e, dessa forma, avaliar seu valor comercial e discutir a melhor forma de entregar os resultados. Como reflexo, temos uma empresa com domínio total dos processos e mudanças, sem excluir a inovação e o valor comercial do projeto.

Assim como as demais abordagens, conceitos e metodologias, ter as ferramentas certas e que permitam a visão holística dos negócios, bem como dados e indicadores de desempenho, é essencial para o progresso do setor e das pessoas envolvidas.

A Decisions é uma solução de baixo código intuitiva, ágil e que facilita a participação ativa do time de negócios em cada etapa de desenvolvimento, além de favorecer possíveis alterações sem grande complexidade. Leia esse artigo para entender como as soluções No-Code e como elas podem ajudar sua empresa a incluir o time de negócios no desenvolvimento de software com maior agilidade.