Pilha de cadernos

Débito técnico? Low Code é a solução!

Em meio a crises, encontrar formas de manter o processo de transformação digital tornou-se sinônimo de sobrevivência. Proporcionar um ambiente que possibilite a inovação é um efeito visto com frequência em empresas que têm corrido contra o tempo, buscando soluções que supram as demandas da organização sem comprometer a produtividade.

A grande consequência dessa busca desenfreada por novas soluções é a sobrecarga dos times de tecnologia, principalmente os desenvolvedores, que buscam alternativas constantes para resolver demandas de negócios. O débito técnico tem se espalhado como uma epidemia dentro das empresas, que lutam arduamente para solucionar o problema sem perder prazos e qualidade de desempenho.


Como o débito técnico impacta na rotina?

A dificuldade para eliminar o débito técnico pode trazer grande dor de cabeça mesmo aos melhores especialistas. Os problemas mais comuns são:


Eliminar o backlog

Quanto mais extensa é a lista de pendências da empresa, maior a dificuldade para eliminar o backlog. Isso se dá principalmente pela alta dedicação de tempo dos times de tecnologia às atividades de manutenção, com foco total em controlar e apagar incêndios.


Muitas pendências levam à estagnação da inovação

Com a alta dedicação para eliminar backlog, o tempo passa a ser escasso para equipes que desejam inovar e encontrar novas soluções para os negócios, o que impacta diretamente no próximo item da lista.


O débito técnico impede o crescimento da organização

É impossível sobreviver ao mercado sem favorecer a inovação e competitividade dentro da empresa. A empresa que quiser crescer deve encontrar iniciativas rápidas e que beneficiem a automação inteligente, mas o débito técnico pode atrasar esse progresso.


Desconexão entre Negócios e a TI

Quando há uma lista extensa de pendências no time de tecnologia, cai o nível de credibilidade de outros departamentos quanto a agilidade, o que leva equipes a procurarem suas próprias soluções. Esse efeito, também conhecido como Shadow IT, é um dos grandes culpados pelo comprometimento da cibersegurança.


Débito Técnico prejudica a Escalabilidade

Para que um aplicativo seja útil, ele deve operar funcionalmente com o sistema utilizado pela organização. Com a pendência técnica e atenção voltada à manutenção, há um prazo curto para validar a compatibilidade entre app e sistema. Esse é um problema comum entre as organizações e que limita o desenvolvimento de aplicativos em escala.


Low Code - hora de quitar a dívida!

As tecnologias das soluções de baixo código são verdadeiras portas de entrada para um novo universo de possibilidades.

Com o apoio de plataformas como a Decisions, o time de tecnologia pode eliminar o backlog existente até 7x mais rápido que os meios tradicionais, além de poder criar aplicativos digitais que otimizem esse processo, evoluindo rápido, com aplicativos úteis e modernos.

O baixo código também permite que outros times integrem o planejamento e desenvolvimento de aplicativos, mesmo com pouco ou nenhum conhecimento da linguagem de programação. Esse é um grande passo para equipes que buscam um desenvolvimento democrático e ágil.

Um dos grandes benefícios de trabalhar com uma solução Low Code é sua flexibilidade. Essa ferramenta poderosa pode ajudar a resolver desde as demandas internas da organização, como problemas operacionais pontuais, até a demanda externa, com o desenvolvimento de novos produtos para o mercado.

Mesmo após a criação de aplicativos digitais, a empresa continua se beneficiando com a facilidade de integração aos demais sistemas e fácil manutenção. Ao identificar gargalos e falhas de processos, a equipe de negócios pode corrigir o problema a qualquer momento, aliviando a demanda de TI.

Isso tudo é apenas o começo.


Quer saber mais sobre como uma solução de baixo código e a hiperautomação vai te ajudar a driblar a crise em 2021? Aprenda na prática todos os métodos eficientes e capazes de transformar processos ineficientes em experiência de valor.