Pilha de cadernos

Democratizando a automação no Setor Financeiro - a grande tendência de 2022

Como toda empresa experiente já sabe, se você realmente pretende estar um passo à frente do seu concorrente, estudar o mercado e suas tendências não é uma opção, é uma necessidade.

Quando se trata do ritmo desse universo digital, tudo acontece muito rápido e quem não acompanha pode ficar para trás. A falta de adequação pode acumular atrasos, aumentando o débito técnico. São soluções, como o Low Code, que aceleram esse avanço sem comprometer a produtividade.

Graças às plataformas de baixo código, o processo de democratização da automação de processos digitais é uma realidade para muitas organizações. Mesmo o setor financeiro, que é conhecido por seus processos tradicionais e detém a fama da inflexibilidade, pode ser beneficiado por essa grande tendência, como você verá ao longo do texto.


Arraste. Solte. Crie.

A grande vantagem das soluções de baixo código é que toda ideia ou projeto de aplicativos digitais pode se tornar tangível com a criação de fluxos baseados em regras dos negócios. Assim, mesmo com poucos recursos e conhecimento limitado em codificação, é possível criar projetos e aplicativos de alta performance.

Dentro do setor financeiro, essa é uma oportunidade para criar programas completos e que atendam às principais demandas do departamento, como automatização dos processos de solicitação e aprovação de crédito.

A inclusão de outros setores dentro do desenvolvimento de aplicativos e projetos de TI garante a liberdade para que o time de tecnologia inove e se dedique aos projetos de maior complexidade. Essa é uma tendência que é cada vez mais explorada no mercado, tanto que um relatório do The Economist aponta que 53% das equipes de negócios entrevistadas acreditam que o desenvolvimento de aplicativos não desenvolvidos por times de TI só deve aumentar até o próximo ano.


Mantenha a tecnologia perto e os humanos mais perto ainda.

É comum encontrar entusiastas que entendem a tecnologia como o fim da dependência humana. Nós acreditamos na tecnologia como a extensão dos recursos humanos, acelerando o desempenho de equipes para aumentar o resultado das empresas.

Com um grupo de colaboradores capacitados, é possível unir esforços e abordagens metodológicas, como BPM, Design Thinking, Lean, Método Ágil e outros estudos em favor de novos projetos, assegurando a melhoria contínua e entrega positiva na Jornada de Experiência de Valor.


Resultados precisos e instantâneos.

Um dos maiores vilões que podemos encontrar dentro das empresas é o retrabalho. Como se não bastasse as horas de dedicação à uma atividade, ainda precisamos ter que lidar com a frustração de todo o tempo utilizado ter sido em vão, tempo este que poderia ser melhor aproveitado em outra atividade importante, gerando atraso na produção e, consequentemente, queda dos lucros por conta do desperdício de recursos.

O maior problema é que cada atividade comprometida por falhas humanas dentro do setor financeiro pode representar grandes prejuízos e queda da confiança do consumidor, uma falha que pode ser irreversível e danosa, principalmente em relações B2B.

As soluções tecnológicas como extensão da produtividade humana permite que as equipes atendam altas demandas em um curto espaço de tempo, sem sobrecarregar os colaboradores. Processos baseados em automação digital, inteligência artificial e machine learning é a forma mais eficaz de prevenir e prever erros, tomando iniciativas rápidas e proativas, melhorando a experiência a longo prazo.


Comece sua Jornada de Automação Digital.

Pare de comprometer o futuro da sua empresa. Com as soluções de baixo código para automação de processos digitais, toda a empresa ganha. Você vai perceber que mesmo os menores problemas técnicos podem ser resolvidos de forma fácil e rápida, mantendo o ritmo da inovação sem gerar transtorno ou interromper processos tradicionais do setor financeiro.

Com a Decisions, sua empresa pode mais. Experiência otimizada de ponta a ponta, desde a otimização de processos até a experiência do cliente. E se você é desses que só acredita vendo, agende uma demonstração e tire suas conclusões sobre a plataforma.