Pilha de cadernos

Diga “adeus” ao Backlog!

Dentro da rotina empresarial, nada pode ser avulso ou sem propósito. Um dos primeiros aprendizados que podemos tirar no início de carreira é sobre a importância de fazer uma boa gestão de tempo, já que cada minuto se torna valioso, principalmente quando falamos da entrega de projetos sob demanda. Se você pulou essa etapa, certamente estará mais propenso a ter problemas com prazos cada vez mais acirrados.

A maior consequência desse problema é o acúmulo de pendências, o famoso “backlog”. Saber qual é a demanda que precisa ser atendida ajuda a orientar processos e definir quais são as prioridades, isso é um fato. Mas quando o backlog está desorganizado, toda pendência se torna uma urgência, o que pode atrapalhar significativamente a entrega de projetos de transformação digital.

Para solucionar esse problema, existem uma série de conceitos, metodologias e soluções digitais que podem ajudar a tornar os processos mais organizados e ágeis, e é sobre isso que vamos conversar a seguir.


Comece organizando roteiro e requisitos

Se você quer um projeto bem organizado e entregue em dia, o roteiro é uma estratégia simples e eficaz, já que vai guiar toda a etapa de desenvolvimento do projeto a partir de um plano de ação.

Embora o ser humano tenha uma tendência natural a se empolgar com a possibilidade de criar algo novo e ir direto ao ponto - a etapa de criação -, é no planejamento que definimos as ferramentas, soluções e metodologias que serão aplicadas desde o desenvolvimento até o lançamento do projeto.

Já os requisitos fazer a extensão dessa etapa de planejamento para entrega de produtos, alinhando o plano de ação entre cliente e equipe de desenvolvimento, coletando opiniões, sugestões e ideias durante a fase de criação, lançamento e até mesmo a comercialização do produto, garantindo total apoio às equipes técnicas e de negócios.

Um bom roteiro e os requisitos são a base de um bom projeto, e eles precisam estar bem alinhados para definir as prioridades reais e evitar problemas durante o desenvolvimento e a implementação do produto sem comprometer seu backlog.


Encaixando a manutenção do backlog nas prioridades

Sabemos que nem sempre os planos obedecem às brechas da rotina. Não é raro ver atividades que demandam muito tempo dos desenvolvedores no topo das pendências, deixando tarefas mais simples e rápidas para o fim do dia, o que pode ser um erro. Ainda que não seja grande prioridade, começar pelo mais simples também pode ajudar a dar aquela folga nas pendências, evitando que tarefas simples fiquem para depois graças a processos mais complexos e exaustivos.

Outro ponto importante é considerar que de nada valerá todo o planejamento do seu projeto se você não colocar em prática a manutenção constante do backlog e aplicação de outros conceitos e metodologias, como BPM, Design Thinking, Lean Ágil, entre outros que tem tanta importância na rotina de devops que não poderia ficar de fora do nosso bootcamp.

A melhor forma de garantir que o backlog esteja em dia para todos é por meio da rotina de scrum, garantindo que o andamento do projeto siga o plano de ação inicial, fazendo somente pequenos reparos de acordo com as necessidades dos envolvidos, mas isso não impede a inclusão de outros conceitos e métodos que mencionamos anteriormente.


Use Low Code para reduzir o backlog.

As soluções de baixo código vieram para otimizar o trabalho de empresas que produzem e dependem da tecnologia para escalar negócios e ampliar resultados, tanto internos quanto externos.

Com a solução Low Code da Decisions apoiando processos de desenvolvimento de novas ferramentas e aplicativos digitais de alto potencial, você ganha tempo para se dedicar às prioridades reais, automatizando processos repetitivos e que ocupam muito espaço na agenda do time de tecnologia.

E é claro que o seu cliente também vai se beneficiar. Além de garantir maior compromisso com prazos e assegurar que correções sejam aplicadas dentro do cronograma, o baixo código pode ser usado para desenvolver as próprias tecnologias solicitadas pelo seu cliente, tornando o fluxo de produção mais fluido, competitivo e muito produtivo.


A CADS Digital, assim como os maiores institutos de tecnologia e automação digital, como o Gartner e o The Forrester Wave, acredita no Low Code como o próximo passo rumo à hiperautomação do mercado. Saiba o que é ter uma operação ágil de verdade por meio de uma demonstração exclusiva e gratuita da Decisions e se despeça para sempre das pendências acumuladas e que sobrecarregam o seu time de desenvolvedores. Faça parte do futuro.