Pilha de cadernos

Governo Digital: tecnologias a serviço de todos

Updated: Nov 8, 2021

As tecnologias proporcionaram grandes mudanças em diferentes segmentos, abrangendo também a política e gestão nacional.

Desde o início dos anos 2000, o Governo tem criado iniciativas para modernizar o setor público. A primeira legislação referente a Política de Governança Digital no Brasil surgiu com o Decreto Lei nº 8.777/2016, que instituiu a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal. Hoje estamos cada vez mais abertos às tecnologias, usamos sites e aplicativos como ferramentas de apoio à administração pública e temos um governo cada vez mais focado em aliviar seu débito técnico.

A população espera por essa modernização, pelo aproveitamento das novas tecnologias da informação em serviço da própria sociedade, e de fato existem muitos benefícios nesta parceria.


Agilidade democrática

O Brasil tem uma população abundante, dada a nossa extensão territorial. Em 2010, a estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontava uma população de mais de 190 milhões de pessoas. Segundo a projeção atual, já somos mais de 200 milhões.

A administração em massa sem o apoio de serviços digitais eficientes pode ser desgastante e sujeitar-se a diversos erros. Em momentos de crise, como a pandemia de 2020, depender apenas dos recursos humanos para realizar a administração de relatórios, coleta de dados, cadastros e validação em massa das informações certamente seria um grande desafio.

Desfrutar de tecnologias para administração do direito público é fundamental para entregar processos mais ágeis para todos, poupando tempo, mão de obra e materiais para atender a demanda. Com apoio de soluções como machine learning e process intelligence é possível processar solicitações, filtrá-las, identificar problemas críticos e aplicar uma resolução rápida no problema com o menor nível de burocracia possível.


Controle Processos em um só lugar

Com sistemas integrados às agências/departamentos, é possível reunir cada informação em um só lugar e controlar todos os processos de uma central. Dessa forma, a própria máquina pode analisar as informações recebidas, identificando padrões de processos, gargalos e possíveis melhorias para a experiência dos cidadãos.

Essa prática dá maior liberdade para antecipar situações e agir proativamente, permitindo uma gestão com iniciativa e menos turbulenta, que não busca apenas “apagar incêndios”, mas entender e eliminar a causa do problema.


Muito mais Segurança para Todos

Quando dependemos exclusivamente da atividade humana, ficamos sujeitos a erros. O grande impacto dos erros na esfera pública é que pode gerar prejuízo para o cidadão, levando levar meses ou anos para conseguir resolver sua situação.

As tecnologias são a prova de extravios. A automação no Governo Digital permite o processamento de declarações de impostos, contratos, formulários, pesquisas e outras informações com baixa probabilidade de falhas e armazenamento seguro dos dados.


Solução completa para gestão pública

Acreditamos que a ferramenta certa pode trazer grandes resultados, e cada minuto é precioso quando o assunto é gestão pública. É por isso que a Cads Digital aposta na solução de baixo código da Decisions, uma ferramenta pensada para desburocratizar processos impressos, análise de documentos e criação de aplicativos em escala com automação de processos digitais.

Crie aplicativos para atender diferentes demandas da gestão, entregando serviços para o cidadão com muito mais transparência, acelerando resultados e gerando indicadores poderosos, atualizados em tempo real. A solução também pode ser integrada aos sistemas já utilizados, melhorando o aproveitamento dos recursos disponíveis.

A Decisions é intuitiva, ágil e tem eficácia comprovada. Pense diferente e tenha resultados como você nunca viu.