Pilha de cadernos

O desenvolvimento ágil e prático de aplicações digitais com Low Code

Se há um fato inegável sobre a tecnologia é o quanto crescemos nas últimas duas décadas graças a ela. O ser humano é criativo e sociável por natureza, e utilizou seu conhecimento para melhorar suas relações, fontes de entretenimento, bem estar e o conhecimento em si.

Seja onde você estiver ou aonde você for, deve ter um smartphone por perto, com inúmeros aplicativos. Quem sabe não está traçando a melhor rota com o Google Maps? Procurando o Uber mais próximo? Talvez aliviando o estresse de uma viagem, assistindo filmes, séries, ouvindo podcast ou lendo um e-Book? De acordo com estatísticas da empresa Sensor Tower, o Brasil ocupa o 3º lugar sendo o país que mais baixou aplicativos em 2020, um total de 3 bilhões de downloads. Esses apps geram universos de possibilidades, e isso é admirável.

Mesmo com todas as possibilidades e facilidades para o dia a dia, ainda há pouca exploração de aplicativos móveis dentro de escritórios, 100% voltados para demandas específicas da organização. Dentre as principais motivações, destacamos a alta complexidade para desenvolver as aplicações, exigindo tempo e recursos. Será que esse é o único caminho?


Um desafio a ser superado

Como mencionado anteriormente, a maneira tradicional de planejar e desenvolver aplicativos para fins comerciais é um processo que exige tempo, recursos financeiros, humanos e tecnológicos.

Após identificar uma necessidade da empresa, cabe ao solicitante repassar seu conceito detalhadamente ao desenvolvedor. É comum ter que recorrer a um profissional freelancer, que sequer conhece os processos da empresa, só para reproduzir as ideias no aplicativo. Por conta da terceirização, é comum existir uma frustração devido a sistemas desalinhados com a necessidade real da equipe, mostrando-se disfuncional.

Outro contratempo notável está na codificação dos aplicativos. Por conta de sua codificação permanente, a resolução de problemas relacionados à lógica de programação requer intervenção de especialistas, impedindo a participação da equipe e comprometendo a produção.

O grande desafio dos empresários é encontrar soluções que facilitem a criação de aplicativos digitais em escala, sem comprometer os processos, a demanda e a agilidade das equipes.


A simplicidade das soluções Low Code

Ao introduzir uma solução Low Code, simplificamos o processo de criação de aplicações digitais em escala, desenvolvendo programas poderosos com até 10 vezes mais velocidade. Por quê? A resposta é tão simples quanto o processo de criação em si. Com o desenvolvimento de aplicações em soluções de baixa codificação, o time de analistas e gestores podem contribuir sem a necessidade de conhecimento em linguagem de programação, alcançando resultados imediatos.

Uma das grandes vantagens em envolver times internos em projetos de desenvolvimentos de aplicativos é a melhoria de experiência. Além de realizar um projeto mais dinâmico e gerar insights em cada etapa do processo. Dessa forma, é mais fácil gerenciar e cumprir os objetivos funcionais do aplicativo, respeitando as regras do negócio.


Facilidade de Ponta a Ponta

Com uma solução Low Code, você pode

  1. Gerenciar projetos com mais dinamismo e pontualidade.

  2. Fazer ajustes com agilidade, sem necessidade de conhecimento técnico ou apoio de um especialista.

  3. Otimizar processos complexos da organização, criando soluções rápidas para problemas específicos de cada departamento.

  4. Aumentar a eficiência de cada demanda, economizando recursos e possibilitando o foco maior em processos mais complexos e que requerem mais atenção.

  5. Melhorar a comunicação entre os times e desenvolver soluções poderosas sem depender do time de TI.

Além de outras possibilidades que certamente vão melhorar os resultados de cada departamento da sua empresa.


Quer entender mais sobre os diferentes tipos de soluções proporcionadas por uma solução low code? Nesse artigo você poderá entender muito mais sobre a plataforma Decisions e como ela resolve problemas com praticidade e efetividade. Você também pode ver a plataforma Decisions em ação, basta fazer uma demonstração gratuita com a Cads Digital!