Pilha de cadernos

Otimizando processos industriais com Low Code

Updated: Apr 13

Quando falamos em processos industriais, a primeira coisa que certamente vem à mente é um império de máquinas, onde somente robôs dominam todas as atividades de produção. Na verdade, tal pensamento não é tão utópico assim, embora muito dessa transformação na produção se dê no meio digital.

Grande parte das organizações ainda contam com processos complexos, com ampla dependência da força de trabalho humana. São justamente esses processos que precisam de atenção especial, já que são culpados diretos pela perda de produtividade por excesso de retrabalho; e perda de lucro por desperdício de recursos.

Conforme lê esse artigo, você entenderá como as soluções de baixo código podem ajudar empresas a se livrar dos velhos desafios e aderir de vez aos novos modelos de gestão do mercado.


Processos industriais hoje

Assim como outros aspectos da vida, como a comunicação e acesso às informações, a tecnologia também mudou a forma como a indústria produz.

Se você pegar os processos de produção de 100 anos atrás, verá pessoas controlando máquinas rústicas, invenções que hoje poderiam ser consideradas amadoras, mas que bastavam atender as necessidades da época, afinal, tudo era novidade.

E as coisas mudaram. É impressionante ver quanto o mercado evoluiu e tornou processos ainda mais práticos nas últimas duas décadas. Todo o conhecimento e o melhor da engenharia moderna é aplicado para acelerar departamentos inteiros, aumentando a eficiência da produção continuamente.


A promessa Low Code

Agora que as empresas já contam com máquinas para auxiliar e acelerar a demanda da linha de produção, chegou a vez de automatizar processos digitais, e as soluções de baixo código dão a estrutura e liberdade de desenvolvimento que as indústrias precisam.

Low Code melhora os processos de desenvolvimento de aplicativos e softwares empresariais. Com a solução da Decisions, você aumenta a escala dos negócios e a velocidade dos processos de criação aplicando conceitos de design de interface (UI) e experiência do usuário (UX) resultando em projetos e soluções inovadoras, atrativas e descomplicadas.

Outra grande vantagem é que as soluções low code também possuem modelos pré-definidos e que podem ser moldados de acordo com a demanda. O esquema “arraste e solte” também facilita a criação intuitiva mesmo daqueles que possuem menos conhecimento em programação, e é justamente essa função que permite incluir outros departamentos, como negócios e produtos, nos processos da Engenharia de Software. Esse é o que muitos acreditam ser o verdadeiro futuro da TI.


E quanto ao Low Code na indústria?

O baixo código tem movimentado grande expectativa dentro do mercado industrial, afinal de contas, essa grande promessa tecnológica já gera excelentes cases de sucesso em StartUps e empresas de diferentes segmentos.

Alguns dos benefícios que podemos ver no baixo código são:


  • Desenvolvimento de aplicativos ágeis para uso interno e externo, que atendem facilmente as pendências específicas da empresa.

  • Diminuição do backlog e dos gargalos existentes dentro da TI.

  • Redução de custos, dispensando a contratação de mais especialistas em desenvolvimento e manutenção de softwares para complementar o quadro de funcionários.

  • Facilidade de integração de outros departamentos, criando soluções cada vez mais completas e que suportam até mesmo os processos mais complexos.

  • Melhoria da visualização e otimização de processos de ponta a ponta.

Mas a maior oportunidade que as soluções de baixo código podem oferecer é a possibilidade de expandir negócios, melhorando o que já existe e inovando para criar produtos que podem agregar até outras empresas.


Faça o teste. Comprove resultados.

Trouxemos um pouco sobre o que a solução Decisions pode fazer pelos processos industriais, mas o fato é que ainda há muito o que descobrir sobre essas ferramentas e seu grande potencial.

Por mais que eu traga mais e mais informações sobre as soluções Low Code, tem coisas que é preciso ver para crer. Nós queremos te mostrar o melhor que o mercado tem a oferecer, basta agendar uma demonstração da solução com a Cads Digital Experience.