Pilha de cadernos

Quando devo investir em soluções de Regras de Negócio? Fique atento aos sinais

Nós nascemos para explorar e inovar. Por consequência, somos responsáveis pela alta produção de dados, informações importantes para a empresa e que precisam ser bem registradas, organizadas e armazenadas.

Para atender a demanda de automação inteligente dos processos, os mecanismos de regras do negócio são utilizados para aproveitar dados valiosos e gerar vantagens competitivas, com retorno rápido do investimento, ganho expressivo de agilidade em decisões, além de permitir a produção em escala.

As regras de negócio não estão atribuídas a um departamento específico. Na verdade, estão bem presentes em toda a empresa, exigindo maior esforço para gerenciar. Logo, o grande desafio é separá-las das aplicações, facilitando o gerenciamento unitário. Com uma solução de regras do negócio, isso é possível.


Qual o momento perfeito para investir em uma solução de regras de negócios?

Entender os desafios corporativos é uma etapa importante, mas como posso identificar o melhor momento para investir em soluções de regras de negócios? Conheça alguns sinais a seguir e veja se eles já fazem parte da rotina da sua empresa.


1 - Falta liberdade para analistas

Geralmente, as especificações de regras de negócios são repassadas aos desenvolvedores, responsáveis por incorporar à lógica de negócios. No entanto, pessoas e departamentos podem pensar e agir de formas diferentes, por isso a regra pode não corresponder perfeitamente para terceiros.

Se existe uma necessidade das regras serem criadas, editadas e testadas por analistas de negócios, em vez de programadores, um mecanismo de regras será essencial.


2 - Encontrar transações específicas

Dependendo da forma como foi desenvolvido, o resultado pode estar fora das expectativas criadas pela equipe e pode levar tempo para descobrir a fonte do problema.

Como identificar o momento exato em que houve um desvio das decisões? Com o apoio de um mecanismo de regras, analistas podem auditar fluxos de trabalho facilmente, localizando esse ponto de desvio, corrigindo os resultados.


3 - Mudanças frequentes nas regras

Se você lidera uma empresa que precisa alterar as regras de negócios com alta frequência, realizar o procedimento em diferentes softwares pode ser motivo de grande dor de cabeça, pois geralmente estão bloqueadas na lógica de negócios. Sua alteração leva tempo e dinheiro. Um mecanismo de regras do negócio resolve esse problema, melhorando o gerenciamento.


4 - Verificação massiva

Se você precisa lidar com regras em listas, guias e manuais, a verificação pode ser difícil de acessar e sem a garantia de que serão automatizadas. Esse é um problema solucionado pelo mecanismo de regras, que realiza o trabalho de forma ágil e eficiente.


Defina limites para fluxos e processos e desbloqueie regras

Utilize o mecanismo de regras para monitorar os processos de ponta a ponta, definindo parâmetros e evitando resultados inesperados, tomando ações rápidas para manter o processo dentro das especificações.

Além disso, é possível desbloquear regras de negócios em diferentes plataformas SaaS, rompendo limitações, eliminando processos irrelevantes e otimizando resultados.


Esses foram apenas uma parte dos resultados que podemos alcançar com o suporte de mecanismos de regras de negócios, mas o fato é que tal solução é capaz de ajudar qualquer departamento a melhorar sua produtividade, adaptando-se ao planejamento estratégico de sua empresa.

A plataforma Decisions é reconhecida mundialmente por ser uma das melhores soluções sem código para criação de aplicativos em escala. Além de respeitar os processos da empresa, ela dispensa a necessidade de se adaptar ao sistema para atender às demandas da empresa.

Te convido para comprovar os resultados da plataforma Decisions. Agende uma demonstração gratuita com a Cads Digital e veja o poder dessa solução dentro da sua empresa.