Pilha de cadernos

Revolução 5G: um novo caminho para o CX

A chegada do 5G no Brasil não representa apenas mais velocidade, e sim uma verdadeira revolução no mercado digital.

Essa nova tecnologia está muito além de um ‘upgrade’ da muito bem familiarizada internet 4G, utilizada pelos brasileiros desde 2012. A grande promessa do 5G envolve uma verdadeira mudança na forma como consumimos, interagimos e nos entretemos.

É só uma questão de tempo até que a revolução altere definitivamente o comportamento do consumidor.

Um grande passo para o IoT

A “Internet das Coisas”, também conhecida como IoT, é um termo difundido em 1999, a partir da teoria proposta pelo pioneiro tecnológico britânico, Kevin Ashton. Embora a digitalização de dispositivos e objetivos sejam populares hoje, nada se compara com a dimensão proposta pelo 5G.

Com a melhoria da tecnologia, o fato é que tudo aquilo que puder ser digitalizado certamente será digitalizado, desde as ferramentas de comunicação aos objetos mais improváveis, como eletrodomésticos, roupas e acessórios. A nossa história acaba de ganhar um capítulo em branco, repleto de novas possibilidades para inovar e desenvolver novas tecnologias.

E é claro que toda essa mudança afetará a relação entre consumidores e empresas. A comunicação seguramente será encaminhada a um novo patamar, com novas complexidades e especificidades na gestão da jornada de compra. Empresas devem aderir definitivamente ao uso de chatbots e apoiar processos em inteligência artificial, pois em um universo imediatista, cada segundo contará dentro da experiência do cliente.

Super Processamento de Dados

O grande destaque da chegada do 5G está na velocidade para processar dados: até 20 bilhões de bits por segundo. Se esses dados não te surpreenderam, vale o comparativo com seu antecessor: enquanto o 4G tinha um processamento máximo de 300 Mbps, o 5G possibilita o download de até 10 Gbps!

Novamente, a comunicação será a grande beneficiada. Com a atualização, haverá uma redução considerável da latência por conta da hipervelocidade de processamento das informações, permitindo atividades à distância em tempo real.

Tal avanço tecnológico também proporciona uma realidade que um dia já foi considerada utópica, auxiliando o desenvolvimento de cidades inteligentes, casas conectadas, veículos autônomos e aumento do uso de realidade virtual.

Falando em entretenimento, a chegada do 5G será essencial para apoiar projetos como o Metaverso, proposto e divulgado recentemente pelo empresário Mark Zuckerberg. A tecnologia também pode transformar a forma como jogamos, facilitando mais jogos ao estilo “click-and-go”, aumentando o número de serviços de streaming especializados em jogos, como o Google Stadia, divulgado em novembro de 2019.

A experiência de jogos online está muito além do que podemos imaginar. Com o 5G, problemas muito bem conhecidos pelo jogadores, como o lag e a experiência interrompida pela alta latência podem, enfim, ser coisa do passado.


Chegou a hora de você se preparar.

A transição da quarta para a quinta geração da internet não beneficia somente as empresas de telefonia, mas toda a cadeia de produção que depende diretamente desses serviços.

Segundo estudos da Salesforce, pelo menos 64% dos clientes aumentam o desejo de comprar com empresas capazes de atender suas necessidades em tempo real. Com o avanço do 5G, a tendência é que o consumidor exija retorno rápido e instantâneo.

No mundo dos negócios, o tempo é valioso para todos, cada segundo conta. Cabe às empresas eliminar o débito técnico adaptando suas tecnologias, processos e produção para atender a demanda sem comprometer a qualidade dos serviços prestados.

Quer entender mais sobre a influência do 5G na Transformação Digital, como sua equipe pode responder com agilidade e inovação às mudanças? Saiba mais sobre a Agile Customer Experience Process, da Cads Digital e entregue uma experiência de valor para os seus clientes.