Pilha de cadernos

RPA valorizando as habilidades cognitivas

A necessidade de se conectar com a transformação digital levou empresas a um novo patamar. Hoje as ferramentas de automação de processos robóticos (RPA) estão cada vez mais presentes dentro dos escritórios e em diferentes departamentos, participando ativamente da demanda dos negócios.

Graças às soluções de baixo código e apoio da inteligência artificial, é possível responder serviços e projetos em larga escala e com mais velocidade. Não trata-se apenas de substituir a força de trabalho humana, e sim contar com as tecnologias para melhorar o desempenho, produtividade e aproveitar melhor os recursos da equipe.

Um dos grandes desafios da digitalização de processos é o desenvolvimento de conteúdo, que depende muito mais de um time especializado para gerenciar do que das soluções digitais em si. Desse ângulo, podemos visualizar as automações de processos como possibilitadoras, garantindo a liberdade total para que as equipes possam desenvolver projetos e soluções de negócios, criar, dar mais atenção às necessidades dos clientes e melhorar a experiência interna e externa.

Empresas que tinham forte dependência de diferentes documentos e meios de comunicação ainda encontram dificuldades para se adaptar, muitas ainda estão no começo da sua jornada rumo à transformação digital. Isso porque a variedade de documentos físicos exige muito mais esforço e atenção das equipes para interpretar a mensagem e extrair suas informações para vincular ao sistema. É aí que entram as habilidades cognitivas.

Explorando as Habilidades Cognitivas

A tecnologia cognitiva está diretamente relacionada à Inteligência Artificial. Ela não só executa ordens pré-programadas como é capaz de gerar lógica e grandes insights para a organização.

Habilidades cognitivas são abordagens simples sem código para treinar o machine learning. Por meio das tecnologias cognitivas, passamos por três etapas: aplicamos um grande volume de informações para que a máquina compreenda o que está sendo tratado, crie uma relação e encontre padrões, identificando conclusões e soluções para os dados utilizados.

Esse é o método mais eficaz para lidar com tarefas complexas, evitando possíveis erros que humanos poderiam enfrentar caso fosse necessário processar o conteúdo de modo tradicional.


Variações de Habilidades Cognitivas

Existem pelo menos três tipos de habilidades cognitivas, capazes de analisar e extrair dados, sejam eles estruturados, semi estruturados ou não estruturados.

A primeira é a Habilidade de OCR. Ela interpreta e processa diferentes caracteres, permitindo que qualquer documento ou conteúdo, independente do formato, forma ou idioma, sejam disponibilizados para leitura de máquina.

Já a Habilidade de Classificação faz a análise geral do documento, identificando o layout estrutural e seu texto, atribuindo ao arquivo um categoria. Assim, a própria máquina pode sugerir a lista equivalente para que a habilidade de documento possa processar a informação.

E também temos a Habilidade de Documento, responsável por extrair as informações e analisar os dados, alimentando a automação inteligente e as soluções de negócios. Uma vez que o sistema possui todas as informações necessárias, os bots podem tomar as decisões mais relevantes para o negócio.


Deixe que a máquina cuide de processos da rotina administrativa

As habilidades cognitivas se adaptam facilmente dentro de rotinas administrativas, onde existe uma grande demanda de análises de diferentes documentos, como faturas, ordens de serviço, contratos, declarações, despacho, documentos logísticos, entre outros.

A grande vantagem desse tipo de tecnologia é que mais informações podem ser inseridas a todo momento, assegurando a aprendizagem contínua da máquina com informações atualizadas.


Integração com outras ferramentas de negócios

Todo o processo de aprendizagem de máquinas também pode ser integrado às demais ferramentas e diferentes canais utilizados pela empresa. Cada solução adquirida ou desenvolvida pelo time de tecnologia, como aplicativos móveis, robôs e chatbots também podem aproveitar das habilidades cognitivas, analisando qualquer tipo de documento, seja texto ou imagem.

O efeito dessa abertura tecnológica pode ser sentido a curto prazo. Os documentos não só serão analisados com rapidez e assertividade como o processo será otimizado de ponta a ponta, eliminando barreiras que podem comprometer o crescimento da organização.


Esse é o futuro, o novo jeito de fazer negócios. Comece a automatizar processos e garanta mais tempo para se dedicar às atividades de maior relevância, aproveitando não só os recursos tecnológicos, mas as habilidades da sua equipe.

Com a Solução No-Code da Decisions, seu time de tecnologia e negócios pode desenvolver aplicativos em escala, orquestrando RPA e IA para melhorar a experiência do cliente e o reconhecimento da sua marca.

A Cads Digital acredita no potencial da sua empresa. Para saber mais sobre as soluções, fale com nossa equipe e solicite uma demonstração.