Pilha de cadernos

Todo o potencial do Scrum aplicado na Gestão de Projetos

O Scrum é uma das estruturas mais exploradas pelos times de desenvolvedores modernos. Sua tática eficiente utiliza a própria experiência dos colaboradores para encontrar soluções de grandes problemas em projetos de tecnologia, incentivando a atividade conjunta do time.

Os princípios do Scrum foram inspirados em técnicas de rugby, o famoso esporte inglês. Assim como utilizam o conceito básico de refletir sobre êxitos e fracassos para encontrar soluções a altura e aplicar em jogos, usamos a técnica de forma semelhante, para encontrar novas soluções dentro da área de tecnologia. Essa é a técnica perfeita para empresários que desejam conectar suas equipes para construir softwares cada vez mais lapidados e eficientes.

Vamos conversar um pouco mais sobre os fundamentos do Scrum e como ele pode ajudar a conectar sua equipe de tecnologia e fazer melhor gestão de projetos. Continue a leitura!


Scrum antes da agilidade

Quando mencionamos o Scrum e a agilidade, é comum mesclarmos seus conceitos e entendê-los como um só. Essa confusão acontece pois o Scrum é centrado em melhorias contínuas, o que também é um princípio básico do modelo ágil. Mas na teoria, existe uma diferença entre eles.

Certamente não nascemos ágeis, mas podemos nos tornar por meio de uma série de iniciativas de esforço e dedicação - tanto individual quanto coletiva - para mudança de pensamento, visando a entrega de valor aos clientes. Uma das formas de trabalhar esse novo mindset é aplicando as técnicas de Scrum.

Como já mencionamos antes, o Scrum é baseado em aprendizagem e melhorias contínuas, e a experiência vem com o tempo. Não adianta sobrecarregar a equipe, colocar pressão e definir metas de entrega absurdas em um curto espaço de tempo. Ele serve justamente para ajudar a estruturar equipes dentro do pensamento ágil, definindo as prioridades a cada sprint e garantindo o progresso gradual até que o projeto seja concluído, adaptando conforme as necessidades da equipe Scrum.


Aproveitando sprints ao máximo

No mundo do TI, fazer coisas de forma avulsa só aumenta a chance de desperdício de tempo e recursos. Se o seu objetivo é aproveitar todo o potencial que os sprints podem trazer para a sua equipe, você deve se preparar para esse momento.

Faça o planejamento do sprint com toda a equipe Scrum, e defina quais são as metas de entrega e como elas podem ser alcançadas. Sem esse alinhamento, é muito fácil perder o foco e se distanciar cada vez mais dos resultados, por isso a palavra-chave é "disciplina", e todos devem prezar por ela.

Outro ponto é que, durante o sprint, é muito fácil ver um backlog acumulado, e não raramente é por não sabermos fazer a gestão do que é ou não prioridade. Focamos em qual tarefa deve ser feita primeiro e o tempo que tomará para executá-la. No entanto, devemos estar muito mais atentos ao objetivo e resultados que pretendemos alcançar, definindo os meios e melhores estratégias para atingir as metas do projeto.


Automatize seus sprints com Low Code

Sim! Você também pode contar com o melhor das ferramentas de automação de processos digitais para melhorar a experiência dos sprints e aumentar o dinamismo da gestão de projetos.

Com o apoio de uma ferramenta de baixo código, como a solução Decisions Low Code, você cria um sistema único para registro de tarefas, acompanhamento de processos e de andamento dos sprints. Para que os projetos sejam entregues dentro do prazo, experimente, também, o envio de mensagens semanais para que as equipes estejam cientes sobre o que ainda está pendente, atribuindo automaticamente o que não foi concluído para o próximo sprint, não deixando atividades para trás.

A partir dessa solução simples, as equipes podem se organizar e gerenciar melhor o backlog, evitando atrasos que podem comprometer o progresso do projeto e a produtividade do time de tecnologia.


Explore a Decisions Low Code da CADS Digital.

Modernizar processos de desenvolvimento e gestão de projetos da sua equipe é apenas uma das várias vantagens que a solução de baixa codificação da CADS Digital pode oferecer.

Crie ferramentas com muito mais agilidade, incrementando soluções com as melhores tecnologias do mercado, como a Inteligência Artificial e o RPA, garantindo a entrega de ferramentas cada vez mais poderosas em um curto espaço de tempo, aumentando sua competitividade e resultados.

Conheça um pouco mais do que a Decisions pode fazer e revolucione o desenvolvimento de aplicativos digitais na sua empresa. É só clicar nesse link e deixar que a gente te mostre o melhor da Decisions Low Code na prática.